segunda-feira, 21 de março de 2011

Arte e imitação ou Arte e representação ou Da impossibilidade de se fazer arte ou O mistério da arte

Acabei de enviar este email para um amigo, com cópia para cá, através do serviço de postagem por email:

Assunto: Olá, o que poderei fazer senão teatro ou Ao Alexandre Pereira

Olá Alexandre, onde vc está, aina não sei o que farei na próxima 6a. feira, no "Rés do Chão On-live", capitenado pelo facilitador Cão e outros,,,...

Que tal fazermos algo em conjunto, estejamos na mesma cidade ou não,  atendendo ao chamado do Rés, poderíamos almoçar, onde vc está, quais as comidas,   não tenho a menor idéia de como seria, que suporte poderemos usar, talvez uma quentinha numa lan house,

A lan house se deve ao fato de que até agora não consegui por o netbook para funcionar, o aparelho estava esquecido numas caixas há um ano, eu não tinha tido motivo para usá-lo e, agora, de repente, vi-me motivado para tal, isto por conta do evento, as Operadoras me exigiram carteira de identidade para fazer assinatura, carteira profissional ou outro documento não serve, tem que ser CI, há uns 5 anos não tenho este documento, não sei se vai dar tempo, ao que tudo indica o uso do netbook, pelo menos como suporte móvel, está descartado, isto por falta da identidade

Gostaria de usar o netbook mas não vai dar

Ah, tem também o Antônio Pinheiro, o almoço poderia ser a três, nem sei, não sei se este ainda é seu email, mas são tantas as ferramentas, o que vc acha de usarmos o twitcam, o que vc está fazendo, gostaria de tecer considerações sobre a arte, a cada vez mais isso se torna um mistério para mim, senão vejamos:

1- (depois escrevo aqui)

2- (em branco)

3- então...
O que é arte mesmo,...não sei...incrível como a cada dia que passa não sei,,..achei que soubesse mas, depois de um sonho, vi que não sei,,..durante a dormência sonhei com uma mulher que passava pelo homem do rosto de prata sem olhá-lo até que, num dado momento, numa faixa de pedestre, ela sorriu para o homem do rosto de prata.

Ao acordar, pensei: é esta obra que vou apresentar no rés do chão on-live. O problema é que a obra já foi realizada. Por isso não quero mais. Vc poderá imaginar-me como um cara que complica as coisas. Talvez vc tenha razão. Preciso simplificar, não encanar-me tanto com questões outras, apresentar a obra e pronto. De fato peco pelo excesso de esmero. Bobagem. Vc recebeu a história do gato, o spin felino que, misantropo, ocultou-se no topo da árvore para fugir de códigos sóciais? Esta obra também não apresentei, enrolei, enrolei, enrolei, pus a culpa no funcionário da lan house e não a inscrevi no I Salão de Arte Contemporânea do Centro Oeste. A proposta era entender a misantropia do gato. Depois continuo este assunto.

4- Como eu estava te dizendo, incrível como a sensação que tenho é a de que é impossível realizar qualquer obra, a não ser que os sonhos pudessem ser transmitidos, em tempo real, via twitcam, e tomara que isso não tarde, um chip no meu cérebro para a transmissão dos sonhos durante a dormência, de performances a shows músicais com o spin cantor, fora frases e ensinamentos. O sonho é o ponto de partida e, o que não é sonho, é, durante a vigília, vertigem, que dá no mesmo, refiro-me ao gato misantropo,

5- Estou apenas querendo dizer do mistério que é arte, estas obras que passam à nossa frente num relance, o gato misantropo, a mulher na rodoviária carregando a filha pintada num quadro, o sorriso da mulher para o homem do rosto de prata, todas estas obras já foram realizadas de forma que, ao executá-las, estarei apenas reconstituindo-as

6- Isso. Eu quis dizer que é impossível se fazer algo no campo da arte que não apenas reconstituição de alguma coisa que já foi feita, subir numa árvore para fugir da sociedade com seus códigos sociais,,..esta obra já foi feita por aquele gato, por isso não quis fazê-la novamente,,,,mas será que arte é isso mesmo?
Arte é imitação
??????

7-

8- Depois volto com o assunto da obra "Ela sorriu para o homem do rosto de prata".

9- Voltando.
10- Após sonhar com a obra, acordei pensando em executá-la. Até escrevi para o facilitador do "Rés do Chão On-live", leia-se Edson Barrus, para avisá-lo de que eu já sabia o que ia apresentar. No entanto logo depois já não sabia mais, uma vez que a obra fez-se presente na frente. É que ao andar pelas ruas, umas mulheres loiras, como a do sonho, não me viram, mas uma me viu e sorriu para mim, aliás, mais uma mais outra, mais uma conhecida, a Neide, foi quando vi que o sonho daquela noite estava sendo corroborado, foi quando pensei que a obra que ia apresentar no Rés do Chão On-live estava sendo executada.
O que poderei fazer senão teatro
??????
http://josecarloslima.blogspot.com/2011/02/perdi-obra-que-eu-ia-apresentar-no.html

Abraço,
O amizo Zé ou spin ou IV Avatar do Rio Meia Ponte ou Adônis Vernalis ou Da Lata

Atualização - 08:35

Agora vejo, o email está cheio de erros, não fiz revisão antes de enviar, não faz o menor sentido editá-lo



Nenhum comentário: